A moda te assusta?


Max&Co

Originally uploaded by J. Caetano

Minhas Caras e meus Caros Amigos,

A moda te assusta? Por qual motivo? O preço? As passarelas? As chamadas “tendências”? Pois saiba que todos nós somos vítimas desse maravilhoso mercado e desses criadores magníficos.

Lembro como se fosse ontem a primeira vez que assisti a “O Diabo veste Prada”, com impressionante atuação de Maryl Streep, (depois de vâ-la em Mamma Mia! e em It’s Complicated, a considero minha atriz preferida) e havia uma cena em que a nova secretária, vivida por Anne Hathaway, solta um risinho quando apresentam dois cintos azuis para a poderosa editora escolher e a produtora comenta que era muito diferentes (ainda que aos olhos laicos fossem quase idênticos).

Com ar aristocrático, Miranda Priestly (personagem de Streep), tece uma história sobre o suéter azul de Andy Sachs (Hathaway), que era fruto de uma “sale” qualquer, sendo que aquele azul tinha sido escolhido naquela sala, anos antes, para estampar a coleção de inverno de Oscar de La Renta (se não estou enganado) e que, depois de passar pelas passarelas e revistas, acabou tingindo o suéter que a novata secretária comprara em uma baciada e usava naquele instante.

Enfim, a moda, com todas suas terminologias, suas mulheres maravilhosas, seus criadores e críticos altamente pensantes e intelectuais pode parecer um mundo extra-terreno. E, para falar a verdade, é. É um mundo só, cheio de cores, formatos, geometrias, luzes, flashes, penteados e maquiagens, mas que, como um universo paralelo a interagir com nossa terra normal, acaba invadindo e influenciando nossos gostos e desejos.

Nesse sentido, a moda assusta quem não entendeu que essa indústria é mais que um simples mercado, mas é um universo, que não está voltado somente a roupas e cabelos, mas que flerta com a música, com a arte, com a poesia, com o sentir-se bem, com nossas cidades, nosso jeito de ser.

Só para se ter um exemplo: hoje o mundo da moda volta-se para o sustentável. Não porque simplesmente alguém disse que tem que ser, mas porque os criadores da moda já se deram conta que o mundo precisa de alguém que ensine a não gastar os recursos finitos em demasia.

“Está na moda” ser sustentável, andar de bike, deixar o carro de lado…

Enfim, a moda assusta sim, principalmente aos mais desatentos aos sinais dos tempos.

Beijão para todos.

Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: